sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A PAIXÃO PELO PILATES

Conheci o pilates em 2007. É um método que mistura concentração, respiração, equilíbrio, flexibilidade e força, resultando na busca pelo máximo controle corporal do praticante. Em um primeiro momento, pode parecer  uma prática só para idosos, por ter exercícios executados de forma lenta para o expectador, mas, justamente por esse motivo, tem um resultado muito eficiente para a definição dos músculos e se torna apaixonante. As repetições lentas fazem a musculatura ficar contraída por mais tempo e o baixo impacto provocado por esta técnica fazem do pilates uma atividade bastante completa.


Esse método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates na primeira guerra mundial.  Como enfermeiro, nesta época, num campo de concentração em Lancaster (Inglaterra), ele pegou as molas das camas e desenvolveu equipamentos para reabilitar seus pacientes, utilizando a resistência delas, de modo que estes começassem a tonificar seus músculos antes de levantar. Joseph começou a formar sua filosofia de vida, estudando ioga, acrobacias e exercícios de condicionamento físico.
O pilates tem duas vertentes originais do método: pilates solo (mat pilates) ou pilates com a ajuda de aparelhos.

 
Pilates solo: Rolling Back (34 clássicos)           Pilates com ajuda de aparelhos

O pilates solo utiliza o próprio peso do corpo para  executar os exercícios e precisa de um maior nível de condicionamento que o pilates com ajuda de aparelhos, onde o aluno tem a ajuda de molas e outros recusros para certos movimentos.



Um comentário:

  1. Realmente, Mestre... Pilates é apaixonante!! Ter força e flexibilidade ao mesmo tempo é o que eu busco e vou alcançando com o Pilates!!
    Vou aprender muito por aqui! ;)
    Abraços e Sucesso!!

    Renata.

    ResponderExcluir