sábado, 8 de outubro de 2016

ISOMETRIA NO PILATES

A isometria é um trabalho de contração muscular sem haver movimentos do músculo. A contração é mantida, mas não se nota um movimento decorrente dela. O corpo pode se movimentar ou não, mas o músculo (contraído) em isometria não se mexe.
No pilates, existem muitos exercícios onde o corpo, de alguma forma, se movimenta, mas o trabalho maior, em isometria, não se nota por se prestar mais atenção ao movimento.


Em certos exercícios, ocorre até mais de um trabalho isométrico. Observem que não necessariamente o corpo deve estar totalmente parado para haver um trabalho de isometria. Veja o exemplo abaixo.


Nele, começamos com um alongamento de coluna, depois subimos na vela com isometria de abdômen, que permanece até o final, e, por último, uma pedalada com isometria de bíceps que está presente desde o início do exercício, com uma exigência maior na pedalada junto com o abdômen. Muitas pessoas podem não perceber a isometria de bíceps por não haver uma movimentação do músculo, mas há um bom trabalho nele. E o pilates, com a ajuda dos aparelhos, tem um leque de opções para trabalho de isometria, como no próximo exemplo.



Neste caso, é o músculo em isometria que sustenta a prancha. Você consegue perceber que músculo é esse? O movimento, em si, é simples. A dificuldade é manter a prancha com isometria de tríceps. É... se você disse tríceps, acertou. Também é o músculo mais trabalhado neste segundo exemplo.

A isometria no pilates, como visto, é inspiradora e desafiante. Pratique.


Nenhum comentário:

Postar um comentário